“Moção de Aplauso” a Senhora Valdete Berkembrock Boligon.

Publicado em: 18/06/2024 14:11

Por iniciativa do vereador João Carlos Dalberto, a Câmara de Vereadores de Salto do Lontra aprovou por unanimidade, na sessão do dia 17 de junho de 2024 a Moção de Aplausos a Professora Valdete Berkembrock Boligon, pelos excelentes serviços prestados em prol do Município.

JUSTIFICATIVA:

Valdete Berkembrock Boligon nasceu em 13 de abril de 1957, filha de Verônica e Benjamim Berkembrock. A menina cresceu um ambiente humilde, porém cheio de amor.  Motivada principalmente pelo seu pai, que era cego, porém carregava uma sabedoria que o fez enxergar para além dos olhos, Valdete acreditou que poderia realizar seu sonho.

Foi então, no dia 01 de março de 1975, que Valdete começou a ser chamada de professora. A primeira escola na qual atuou foi Marques de Pombal, na comunidade de Lajeado Encantado, Salto do Lontra, mesma escola em que ela começou a estudar. Nessa época, lecionou para uma turma de multisseriada, e além de professora, foi merendeira e fazia também a limpeza da sala. Experimentou a experiência de trabalhar, sem apoio pedagógico, com os alunos em níveis diferentes de aprendizagem. Enfrentou também dias difíceis de frio, chuva e outras intempéries do tempo. Além de trabalhar nessa escola, deixou também seu legado e plantou sementes de esperança na comunidade de são Domingos, com as séries finais do ensino fundamental. Anos depois, foi professora das séries finais na comunidade de Sede da Luz. Já em 1976, professora Valdete assumiu um turno de trabalho na escola Municipal Professor Antônio Peron, onde permanece até hoje. Nessa escola foi também diretora por duas gestões.

Os percalços sempre fizeram parte de sua profissão. Quando trabalhava em duas escolas diferentes, chegou a percorrer a pé, uma distância de até treze quilômetros de uma localidade a outra para poder lecionar.  Além disso, nesse mesmo período, estudava à noite o curso de Magistério, na escola estadual Jorge de Lima. Professora Valdete também lidou ao longo de sua carreira com cenários desafiadores como alunos de bastante dificuldade de aprendizagem e vários casos de indisciplina. Porém o propósito da profissão foi maior que as dificuldades.

Sempre dedicada à causa profissional, colaborou na formação da APML (associação dos professores municipais lontrenses), em 1985, atuando na diretoria. Fez parte também do SIMPROMUSP- sindicato dos professores do Sudoeste, com o cargo de secretária.

Professora Valdete sempre reconheceu que o “ser professor” vai além da aprendizagem, pois colabora para a formação de um cidadão. Para que isso acontecesse, sempre manteve um vínculo afetivo com as crianças, pois ensinar, segundo ela, também é amar, conhecer, ajudar, desafiar, encorajar, reconhecer os limites. E nesse contexto, reconhece a importância de sempre repensar as práticas pedagógicas, a fim de oferecer um ensino de qualidade. Nesse caminho de ensinar, a paciência sempre foi uma de suas virtudes, afinal, lidar com várias histórias, vários rostos, várias particularidades e ainda manter o dom de instruir, não é uma tarefa fácil.

Professora Valdete transparece em seus olhos o amor pela educação. Sente orgulho da missão que escolheu e guarda com muito carinho a lembrança de seus inúmeros ex-alunos. Inclusive já trabalhou e ainda trabalha com alguns deles. É muito realizada com a profissão, e sempre que fala de seu trabalho deixa claro que faz aquilo que ama, mesmo ciente de todas as dificuldades que a profissão traz. As crianças refletem todo esse amor que ela os dedica, muitos deles, mesmo os que não passaram por suas mãos, vão encontrá-la diariamente para dar-lhe um abraço ou manifestar gestos de carinho.

Esse ano de 2024 a professora Valdete completa os seus 50 anos letivos de dedicação à educação. Certamente, quando iniciou essa carreira, nem ela mesma chegou a pensar que construiria um caminho tão longo e de tantos frutos. Por toda a sua dedicação à educação é digna de reconhecimento. Por esse motivo, encontra-se aqui hoje. Obrigada, professora por acreditar em um mundo melhor, por dedicar-se a cada aluno e deixar sua marca. Por mais que agradeçamos, isso não será suficiente diante de tudo que fez pela educação lontrense. Seu legado é um exemplo a ser seguido. Tenha certeza que construiu uma linda história, e que sempre será referência quando falarmos em educação.

A moção foi aprovada por unanimidade e assinada pelos vereadores: João Carlos Dalberto, André Nava, Paulo Pavão, Jucélio Xavier Alves, Marcio Luis Manfredini, Joel Piekler, Ladair Casanova Cavilha, Ibanes da Silva e Valdecir Baldesar.